Hey bloggers! What's up?
Ontem foi um dia e pêras. Tudo começou a ganhar formas e quase que caí das nuvens.
Estive a adiar este dia e a comportar-me um pouco como turista mas facto é que estava na altura de pôr os propósitos que me trouxeram a Inglaterra em marcha. Portanto arregacei as mangas e fui à procura do meu sonho. Para tal tive de pedir ajuda a uma amiga da minha tia e falar inglês (o que sei, obviamente!), coisa que me "recusei" a fazer até então. Fomos juntas até à cidade de modo a enquadrar-nos um pouco melhor e obter mais informações acerca dos requerimentos gerais para entrada na universidade.
Passámos por duas universidade, ambas enormes e incrivelmente conceituadas. Não pude tirar fotografias mas posso assegurar-vos que aquilo é outro mundo. Os computadores são incríveis: Apple e outros XPTO e toda outra espécie de tecnologia de ponta. Há pelo menos um edifício enorme dedicado a biblioteca e pesquisa. Cada edifício têm um restaurante brutal onde é legal vender bebidas alcoólicas (não é que me interesse ou que ache apropriado, mas ainda assim é diferente). Têm lugares para comprar roupa, material escolar, comida, etc. Existem elevadores falantes (incrivelmente irritantes :x) em cada edifício. E por fim e não menos importante, têm um rio a passar pelo meio :o Isto são pormenores estúpidos mas a verdade é que ambas as universidades estão muitíssimo bem preparadas para providenciar a qualquer estudante uma formação de excelência (e isto inclui o corpo docente).
Primeiro fomos à Leeds Metropolitan University,(mais conhecida por Leeds Met) mais próxima da casa da minha tia e localizada no centro de Leeds. De seguida fomos à University of Huddersfield, (mais conhecida por Huddersfield) um pouco mais distante e já a caminho de Manchester. Embora sejam ambas universidades de sonho e tenham o meu curso, há prós e contras a pesar. Por exemplo as proprinas anuais em "Leeds Met" não são tão caras como em Huddersfield. Psicologia Criminal em Huddersfield é mais conceituada do que em Leeds Met (Huddersfield têm um programa mais elaborado e mais docentes com formação virada para a área criminal).
Tratam-se de detalhes que fazem toda a diferença e por isso é bom que tome uma decisão reflectida. Em princípio a minha primeira opção na carta de candidatura (sim, cá temos de vender o nosso peixe) será Huddersfiel por ser mais conceituada e ter melhores saídas profissionais.
Caso algum de vós também se aventure a vir estudar para cá os requerimentos gerais a que têm de ter atenção são os seguintes:
1º A vossa média do secundário. Tal como em Portugal, aqui também existem médias de acesso à universidade. Deste modo é necessário que tenham convosco o vosso diploma de conclusão do secundário.
2º É necessário escrever uma Personal Statement/Statement of Purpose, isto é uma carta a vender o vosso peixe (as nossas valências e tal ), a explicar porque razão aquela universidade nos interessa e que cursos (podem inscrever-se simultaneamente em mais do que um curso).
3º É necesário que passem num exame de inglês IELTS, composto por vários testes de inglês que avalia diferentes competências de domínio do inglês, entre as quais writing, listening, speaking and reading. As notas mínimas necessárias em cada um dos testes variam de universidade para universidade.
A verdade é que isto parece uma maravilha mas não é assim tão fácil e requer alguns sacrifícios. Ainda não tenho tudo planeado mas algumas das coisas que pretendo fazer até o novo começo do ano lectivo (igualmente em Setembro) são as seguintes:
- voltar para Portugal, tratar de alguns aspectos burocráticos no que toca à faculdade e tudo mais (pretendo ficar pelo menos um mês, talvez mais, talvez menos, dependente das circunstâncias).
- voltar para Inglaterra, tomar as rédeas da casa da minha tia que em meados de Março irá mudar-se definitivamente para Luanda.
-
Inscrever-me num curso de inglês de 3 ou 4 meses que preparem para o exame IELTS para melhorar as ditas competências necessárias.
-
Arranjar um emprego que em principio já tenho (J'adore cunhas) por 3/4 horas, porque emigrar requer alguns gastos monetários e os meus pais já gastaram demasiado comigo nos últimos tempos e eu própria cometi alguns descuidos desnecessários, e já está na altura de ser mais independente e responsável.
Como podem ver há muito para ser tratado e estou aqui de pernas bambas e lágrima no olho por ter de me afastar de pessoas que tanto estimo, mas com muita genica e força de vontade porque sei que é o melhor para o meu futuro. É uma mudança radical e abrupta para a qual não estou preparada mas terei de me moldar às situações e aprender com a vida como qualquer pessoa. Espero que a recompensa valha o esforço que será soberbo.
Bem, agora vou sair um pouco e andar e conhecer melhor as redondezas.
Desejem-me sorte para esta nova jornada que está apenas a começar.
And... Hakuna Matata, bloggers!
Love you ♥
Love you ♥
Tommy
P.S. Como podem ver pelas fotos estava a chover e eu estava com alguma pressa e portanto não tirei muitas fotos. E para os meus amigos que se dignam a ler o meu blog, venho por este meio anunciar que em breve este blog e o meu email (gmail) serão as únicas formas de me contactar. Isto porque tenciono apagar as contas de hotmail, facebook e twitter.
"Façam o Favor de Ser Felizes"- Raul Solnado
3 comments:
WOW. Wish you all the luck :)
Thank you for the useful information.
Thanks for sharing your beatiful content written with good content
Discover best coaching institutes in india
Post a Comment